Noivas, Festas e Debutantes

Requinte e glamour na dose certa

#lupelomundo: costumes e tradições de casamento pelo mundo

em setembro 17, 2012

Realizar um casamento, seja um casamento tradicional ou não, é garantir a tradição de se fazer uma celebração muito importante para a vida do casal. Apesar da importância da festa ser a mesma, independente do lugar, os costumes e tradições mudam de acordo com os países. Confira algumas tradições e costumes de casamentos em diferentes continentes e países.

  • Nas Américas:

Sapato da noiva com a frase: “I do”. Foto: everystockphoto

Estados Unidos

Tudo começou na Inglaterra com a rima “something old, something new, something borrowed, something blue”, a noiva deve seguir esse ditado à risca e durante a festa ela deve usar algo velho (símbolo da continuidade),  algo novo (esperança), um objeto emprestado (simbolizando a felicidade concedida por um amigo) e algo azul que significa pureza.

México

Assim como nos EUA, os mexicanos fazem a famosa “dança do dólar”, onde o convidado pode pagar para dançar com o noivo/noiva. Outra tradição do México é, ao invés de jogar o buquê para as amigas solteiras, a noiva deixa o mesmo aos pés de uma imagem da Virgem Maria. Além é claro, das tradicionais comidas mexicanas que são servidas durante a festa. Que tal um cardápio mexicano no buffet do casamento?

Brasil

O noivo passa a sua gravata e recolhe um dinheirinho dos convidados dando em troca pedaços da gravata.

Dinheiro em troca de pedaços da gravata do noivo. Foto: Paulo Heredia
  • Na Ásia:

Índia

O casamento na Índia pode durar vários dias. A festa começa uma semana antes da cerimônia. No dia mesmo do casamento indiano, o noivo chega com um turbante e geralmente à cavalo, pode ter uma espada na mão que simboliza o resgate a noiva.

Casamento indiano. Foto: Reprodução.

China

A cor vermelha é muito importante na China. Significa alegria, amor e prosperidade e além de estar presente no vestido da noiva, convites, caixas de presente, está também na decoração da casa dos noivos.  Outra tradição chinesa do casal é beber vinho com mel.

Japão

Ao invés do vinho, a bebida do casal é o saquê. Aparentemente depois de 9 goles, (pois o número 9 significa máxima boa sorte ao casal) dessa “cachaça japonesa”, esse é momento no qual o casal torna-se verdadeiramente marido e mulher.

Casamento nas tradições japonesas, 9 goles. Foto: Marco Novack.
  • Na África:

Foto: Christophe Photo

Marrocos

As marroquinas costumam tomar um banho de leite antes da cerimônia para se purificarem. Uma outra característica comum das noivas é utilizar muitas cores no vestido de noiva e terem suas mãos e pés pintados de henna, como em alguns casamentos com tradição árabe.

África do Sul

Os pais dos noivos transportam o fogo, que simboliza a chama que passa pelos corações.

Egito

A família da noiva encarrega-se de cozinhar para o casal durante a semana depois do casamento. Nada mal, assim os pombinhos podem desfrutar melhor do tempo que estarão juntos.

  • Europa

Jantar de um casamento francês. Foto: Fred Marigaux

França

Logo após a cerimônia de casamento, a tradição é fazer uma recepção, seguida de um jantar com diversos pratos. A refeição pode durar horas e horas.

Turquia

As amigas solteiras da noiva escrevem os seus nomes no interior dos sapatos desta. No final da festa, o nome que estiver mais apagado será a próxima a entrar no altar. Ao invés de jogar o buquê, você pode adotar esta tradição.

Espanha

As alianças do casamento são colocadas na mão direita, ao invés da mão esquerda. E no noivado, segundo o protocolo, seria na mão esquerda, mas fica por opção do casal.

Holanda

Um pinheiro é plantado perto ou no jardim da casa dos recém casados. Esta árvore simboliza fertilidade e  sorte.

Ficou com vontade de adotar alguma tradição diferente para a cerimônia de casamento? Aproveite essas ideias e deixe seu casamento super original.

Fonte:Zankyou

 

 

 


Deixe um comentário